Sobre Nós
IB Caminho
Quem Somos
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)
IB Caminho
Nosso caminho
A Igreja Batista do Caminho foi fundada como Congregação da Primeira Igreja Batista de Niterói (PIBN), em julho de 2009, em Piratininga – Niterói, e emancipada como igreja em dezembro de 2012. Formar uma nova igreja foi um sonho, fruto dos encontros de um grupo de cerca de 20 jovens vinculados à liderança de jovens e adolescentes da PIBN na época. A oportunidade de dar continuidade a sua experiência religiosa individual e coletiva e promover um espaço de vivência do evangelho de forma profunda, singela e contextual veio com o projeto evangelístico de implantação de igrejas da PIBN.
Após meses de reuniões, devocionais e debates, o grupo, apoiado pela sede, inaugurou, em julho de 2009, a Igreja Batista do Caminho, sob os cuidados do pastor Henrique Vieira, e de um colegiado de outras 4 pessoas eleitas em Assembleia, construindo dialogicamente o caminho teológico, pedagógico e identitário a ser percorrido, sempre contando com a participação e generosidade de todos os membros. Nestes 6 anos de atividades, a comunidade desenvolveu iniciativas pastorais, pedagógicas, culturais e comunicacionais. Através dos cultos, da partilha bíblica, das oficinas, dos saraus, congressos artísticos e debates teológicos, a igreja procurou desenvolver uma perspectiva ampla de evangelho, que contemplasse a humanidade em todas as dimensões, que vivesse o amor de Cristo em todas as dinâmicas da existência, que permitisse o amadurecimento individual e coletivo, que promovesse a justiça social e a construção coletiva.
A comunhão e o cuidado pastoral como responsabilidade de cada membro uns com os outros são um traço marcante da comunidade. A igreja tem sido cenário de conversões, batismos, reconciliações e reaproximações. E após 6 anos caminhando com um endereço fixo em Piratininga, procurando ser sempre sensível ao seu tempo e à relevância do Evangelho para as questões que surgem a cada dia, e à maneira como se configuram as relações e conexões atuais, em Novembro de 2015 reformulou-se o formato dos encontros e da própria forma geográfica de ser igreja. Em todo lugar, em todo o tempo, com tudo o que somos. Seguimos na Caminhada com encontros mensais em Niterói, no Rio de Janeiro e nas casas abertas.
IB Caminho
Em que acreditamos
DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS
Reconhecemos que a Igreja de Cristo deve resguardar sua autonomia frente ao Estado, aos partidos e às instituições.
Concordamos que o Evangelho de Jesus suplanta todo modelo de sociedade e vertente política, apontando para uma utopia de plena realização da condição humana.
Afirmamos também que o Evangelho não é neutro diante das injustiças históricas. Portanto, a Igreja também não deve ser.
Em toda Tradição Bíblica grita o compromisso de Deus com os pobres e os oprimidos. Em Jesus, Deus assumiu radicalmente a experiência do povo oprimido, confundindo ricos e poderosos.
Cremos que o Reino de Deus é feito de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
Cremos que justiça não é vingança; é retirar dos opressores seus instrumentos de privilégios para que os oprimidos tenham plena libertação. Justiça é igualdade na diversidade, pão repartido, fome saciada e liberdade para ser em plenitude.
Cremos que a paz não vem com armas, guerras e manifestações da violência. A paz é filha e fruto da justiça.
Cremos que a Alegria é um direito da Vida e um desejo do Coração de Deus. A Alegria só é plena em ambientes livres de opressões e de imposição de sofrimento.
Por isso reconhecemos a luta do povo negro, das mulheres, da comunidade LGBT, dos quilombolas, dos indígenas, dos sem-teto, dos sem-terra, dos ribeirinhos, dos trabalhadores e dos pobres como expressão justa de reparação histórica e de apontamento do Reino de Deus.
Cremos na necessidade de mudança no coração humano.
Reconhecemos nossa precariedade, nossa finitude, nossa imperfeição. Precisamos muito uns dos outros, da comunhão, da comunidade de fé. Precisamos muito da bondade da misericórdia, do amor e do carinho de Deus.
Cremos na força revolucionária do Amor.
O amor que acolhe, respeita, se enche de compaixão, se alegra com a justiça e se revolta contra as opressões. O amor que não reproduz o ódio, não se utiliza da violência, não naturaliza a tortura, não comemora a morte, não se alegra com a prisão, mas se folga com a liberdade e promove Vida.
Amai-vos. Não armai-vos.
Todas e todos têm acesso à mesa. Venham, vamos, de mãos dadas. Em consolo mútuo nasce a esperança, desperta o grito, bate firme o coração e os lábios entoam louvores ao Amigo Jesus de Nazaré.
O futuro é de Deus.
É dos pobres.
É da Vida!
Ser uma igreja reconhecida por uma vivência relevante do evangelho, pela valorização do ser humano em todas as suas dimensões pela comunhão e pela prática do amor.
Nossos Valores
- Justiça social
- Respeito a toda criação divina
- Amar
- Ética
- Sensibilidade cultural
- Alteridade
- Discipulado
- Coerência com os princípios bíblicos
- Valorização da família